featured5 - Google AdWords - O Guia Para Lançar a Sua Primeira Campanha
SEA

Google AdWords – O Guia Para Lançar a Sua Primeira Campanha

Quer seja uma nova marca ou um profissional, se usufrui do serviço de “pay per click marketing”, terá que se adaptar à constante mudança e evolução, uma vez que diariamente são lançadas novas atualizações ou ferramentas. Com este guia tentaremos esclarecer melhor o mundo do Google AdWords, e ajudá-lo a perceber melhor as ferramentas que tem à sua disposição.

Como funciona o Pay Per Click (PPC)?

Também conhecido como searchengine marketing (SEM), o PPC é uma ferramenta que cobra uma certa publicidade caso o utilizador faça o click na mesma.  O conceito por detrás deste conceito, é saber quando um utente vê uma da publicidade se esta lhe desperta a atenção ou não, isto permitirá que que fez a publicidade perceba se está a ter retorno e se é necessário fazer alguma mudança para atrair mais clientes. O AdWords utiliza um sistema de leilão para decidir que anúncios irão aparecer na página de resultado dada pelo motor de busca, é também decidido através de um algoritmo qual a posição que certo anúncio vai ter na página.

 

Componentes de uma conta AdWords

Há algumas componentes primárias que constituem uma conta AdWords, cada componente é bastante simples de perceber, e a maior dificuldade será perceber qual a melhor maneira de organizar e de juntas todas as componentes numa só página.

Campanhas- Cada campanha tem as suas próprias definições, um certo budget e uma organização especifica. As campanhas podem ser aplicadas a vários temas, desde produtos, marcas, geografia, vários tipos de linguagem, entre muitos outros. Incluídos nas campanhas temos grupos de anúncios.

Grupos de Anúncio- estes grupos são como que pequenas secções que existem dentro das campanhas. São denominados de grupos, porque contém um grupo de palavras-chave que desencadeiam o mesmo tipo de anúncios. Poderá ter os anúncios que quiser dentro de um dado grupo, no entanto o mais aconselhável será ter dois ou três em cada grupo, dependendo do volume de busca.  Ao ter um menor número de anúncios vai lhe permitir perceber como cada um se comporta, e passando um tempo, poderá retirar aquele que teve uma pior performance por um novo anúncio, e voltar a testar os três anúncios. São estes dados que lhe permitirão tomar as melhores decisões para a sua campanha.

Palavras-chave/Keywords- estas palavras ou frases é que o vai segmentar a pesquisa. Podem ser de três tipos: broad, phrase and exact. O primeiro refere-se as que não tem qualquer tipo de pontuação, a frase diferencia-se pelo uso de aspas e por último, o exact está entre parênteses retos.

O que as palavras-chave do tipo board permitem, é que se possa fazer uma ligação com qualquer inquirimento que contenha uma ligação à palavra-chave ou de seus sinónimos, não sendo relevante a sua ordem. Já o tipo frase, requer que a ligação seja feita exatamente naquela ordem como foi colocada a palavra-chave. Por último, o exact, é o mais especifico, uma vez que faz despoletar anúncios que sejam específicos ou muito similares à palavra inserida.

Escolher uma palavra-chave requer um grande equilíbrio. O primeiro tipo, board, irá gerar o maior tráfico, mas também trará consigo muitas pesquisas irrelevantes, já o exato trará trafego mais qualificado mas num volume inferior.

Um mecanismo de defesa serão as palavras-chave negativas, que trabalham ao contrário das normais, ao manterem certos anúncios de aparecerem.

Anúncios- os anúncios em si são específicos do grupo onde estão inseridos, mas estão sujeitos a certas limitações. O cabeçalho 1 e 2, só podem ter até 30 caracteres, e a descrição até 80 caracteres. O URL final é necessário para todos os anúncios, o que dará ao utilizador uma ideia do tipo da página para a qual será enviado. Este URL só poderá ter ate 15 caracteres. Os anúncios por norma são bastante curtos, o que significa que são rápidos de escrever, mas as limitações apresentam sempre um certo desafio, uma vez que a mensagem terá que ser bem pensada, para que no pouco espaço disponível, esteja presente toda a informação.

 

Trabalhar na sua Campanha

Das primeiras coisas que terá que fazer quando está a gerir a sua conta é habituar-se à plataforma. Terá que estar confortável com fazer mudanças no conteúdo, datas e muito mais sem qualquer problema. Irá perceber que poderá efetuar qualquer tipo de mudança, mas traz também dois problemas. Primeiro, qualquer coisa que altere será automaticamente atualizada, o que não lhe permite fazer uma revisão do conteúdo alterado antes de o publicar. Outro problema, será efetuar mudanças em grande escala, felizmente para este problema tem ao seu dispor várias ferramentas que o poderão auxiliar, como o AdWords Editor e até mesmo o Excel, irão ser uma enorme mais valia para si.

AdWords Editor

O AdWords Editor é um software gratuito providenciado pela Google, que permite que seja feito o download de uma cópia da sua conta para a interface do programa. Com este software poderá então realizar mudanças e fazer alterações sem que estas entrem logo em vigor. Assim, poderá fazer uma revisão antes de publicar as alterações e caso mude de ideias em relação a um certo assunto poderá simplesmente apagar e começar de novo. Quando tudo estiver como deseja, bastará fazer um click que o próprio software se encarrega de oficializar as alterações. Com esta ferramenta, tem uma maior liberdade para puder dar asas a sua criatividade, e estar assegurado que o conteúdo só será visto pelos utilizadores quando assim o entender.

Excel

Quando quer avaliar a sua conta, será mais fácil recorrer ao Excel. Poderá descarregar quase todos os tipos de documentos do Adword para formatos que possam ser usados pelo Excel. De seguida, poderá usar o Excel para aplicar as fórmulas para mudar os lances dos leilões, o ainda para construir um novo grupo de anúncios e palavras chave. Uma vez concluída a tarefa realizada no Excel, terá que simplesmente a submeter no AdWords Editor, que este tratará de fazer as mudanças necessárias na sua conta, tendo em conta estes novos dados. Trabalhar com o Excel oferece-lhe assim uma maior flexibilidade para modificar o conteúdo e os dados necessários. Tarefas que demorariam uma eternidade no AdWords Editor, no Excel são executadas em apenas uns minutos.

 

Guia Para Principiantes

Assim, apresentamos-lhe de uma maneira breve e suscita, os termos gerais e mais importantes para que posso começar como PPC.  Foi também de uma maneira breve e resumida explicado o conceito do Google AdWords, para que possa dar início as suas campanhas, no entanto é importante relembrar que há muitos detalhes que deverá ter em conta, e que tem ao seu dispor muitas ferramentas e softwares que tem como objetivo auxilia-lo nesta caminhada da sua campanha.

Resumo

Tem sete tarefas que são de extrema importância quando está a começar a trabalhar nas suas campanhas. Primeiro, não se esqueça que grandes mudanças deverão ser feitas através do AdWords Editor, pois este irá ajudá-lo nesse processo e dar-lhe-á espaço de manobra. De seguida, tente sempre monitorizar e perceber a performance da sua campanha através do Editor também, para estar sempre atento a sua campanha e possíveis melhorias que deverão ser efetuadas. Deverá também tentar realizar questionários de modo a perceber se as palavras chave que estão a ser utilizadas são as melhores, para que possa alterar e melhorar, para assim obter um maior tráfego. Uma tarefa muito importante, é tentar sempre criar anúncios o mais criativos possíveis, para conseguir captar a atenção de muitos utilizadores, e teste sempre para ver qual será a resposta das pessoas. Um passo importante, é estabelecer metas e objetivos para que possa sempre guiar-se por eles e saber qual o próximo passo a seguir. E último passo, mas talvez o mais importante, nunca pare de procurar saber mais, novas técnicas e ferramentas estão constantemente a parecer, e terá que estar a par e passo com elas, para garantir as melhores campanhas, e a melhor exposição do seu produto/serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *